Acho que a primeira resenha nunca esquecemos é como o primeiro amor. Essa é a minha primeira por isso escolhi esse livro. A marca de uma lagrima de Pedro Bandeira. Autor Nacional infanto-juvenil. Autor de setenta e sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série: Os Karas, A marca de uma lagrima, Agora estou sozinha…, A hora da verdade , Prova de Fogo entre outros.
Sinopse.
Com o amor no coração... e com a morte na alma.
Isabel com 14 anos se acha feia. Será mesmo? Feia ou não, ela é uma garota que sempre tem resposta para tudo. Genial ao escrever poemas e acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola — terá sido mesmo suicídio? — vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A ideia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano...
Minha opinião: O livro é de uma leitura fácil, rápida e deliciosa. A história nos prende desde o início. Isabel tem um sério problema tinha complexo com sua aparência, se achava gorda, feia . Seu pior inimigo era o espelho, ele era o único que deixava muda, não conseguia argumentar com suas próprias interpelações. Tudo acontece na festa de aniversário de seu primo Cristiano, primo que desde a infância não via. Obrigada a ir na festa pela mãe ela chama sua melhor amiga para acompanha-la Rosana. Isabel achava Rosana perfeita, linda era seu oposto. Ao chegarem na festa foi preciso só um olhar para Isabel se apaixonar por Cristiano. Romântica e sonhadora todos seus pensamentos eram dirigidos a ele . Foi um duro golpe ver seu “sonho” dançar com sua melhor amiga.
Decepcionada ela acaba embriagando-se indo parar no jardim, no seu devaneio ajudada pelo porre ela se vê beijada por alguém e tem certeza que esse alguém era Cristiano ( doce engano). Com essa certeza na cabeça ela escreve seu primeiro poema para ele na aula de física.
Neste físico de um deus grego,
numa intensa relação,
eu, pálida e bêbada, tremo
e me afogo e me sufoco
entre loucura e paixão...
A decepção deu lugar a agonia ao saber que sua melhor amiga e seu primo estavam apaixonados . Rosana sabendo do talento de Isabel para escrever poemas pede sua ajuda para escrever para Cristiano e em contra partida Cristiano faz o mesmo. Isabel se viu em uma encruzilhada como podia escrever e responder seus próprios poemas?
Trecho do livro:
Como, então escrever uma carta de amor para a rival? Como ajudar seu amado a declarar-se mais ainda à garota que a estava destruindo? "Mas eu prometi, eu prometi..."
À sua frente, folhas rabiscadas, papéis amarrotados, um respondendo ao outro, um querendo agarrar, outro querendo ser agarrado, um forçando, outro permitindo. Era como se a mão esquerda escrevesse para a direita, era como se um ouvido falasse para o outro.
Quero fundir meu corpo
no teu corpo junto ao meu.
Nos teus braços serei cega
pra que sejas o meu guia.
Nós seremos a matéria,
nosso amor será a energia...
O amor de isabel é tão ingênuo, tão puro que deixa de lado seus sentimentos, ignorando seu sofrimento para poder ver seu amor e sua melhor amiga felizes. Quantas pessoas você conhece capaz de fazer isso?
Se esse amor me modifica,
me transforma, me edifica,
se ele afeta tanto a mim,
também te transformará.
A energia desse amor
afetou-nos para sempre,
e a matéria que hoje somos
outra matéria será. ,.
Essa é só uma parte da resenha há a intriga, o mistério da morte da diretora. E o principal tem Fernando um amigo que tenta se aproximar de Isabel…Opa! Fica em graça se eu contar tudo né! O bom é ler.
O que me deixou mais impressionada; O escritor soube narrar sem pecar a vida, sentimentos, frustações de uma adolescente de 14 anos e em uma linguagem clara, simples não esquecendo o bom humor. ( O livro é recheado de passagens hilárias)
Seremos dois novos amantes
pelo amor energizados,
transformados,
mas em quê?
Quem eras antes de mim?
Quem sou depois de você?
Tudo bem que o livro é dos anos 80, mas isso não tira o mérito de ter sido um dos livros nacionais que li e simplesmente A D O R E I .Vale a pena ler, reler e ler novamente.
meu seio serás meu
para o uso que eu quiser.
Nos teus braços me abandono,
ao teu lado sou mulher...
Ler A marca de uma lagrima é querer voltar no tempo, querer escrever poemas tão apaixonadamente como Isabel, ter a persistência de Fernando, até ter uma Rosana como amiga. Os poemas são lindos…Recomendo esse livro ele é simplesmente perfeito. É como apaixonar-se pela primeira vez. Você lembra de sua primeira paixão? Leia e mergulhe no passado então.
Bjkas
11 comentários:
Eu ja li, nãosó este, mas como quase todos os livros do Pedro Bandeira. Na adolescência, detalhe. E gostomuito do que ele escreve. É uma boa dica!
Apaixonante, a clareza de suas palavras, a forma que conduz a historia é deliciosa...amei ler e principalmente resenhar e fiquei certa e vou ler os outros livros dele. Obrigada pela comentário Marcélia bjkas
É verdade Pedro Bandeira continua sendo uma grande inspiração para novos autores e leitores, li e gostei muito dessa história.
Excelente a sua resenha!
Bjs.
Obrigada Amiga! Fico feliz por ter gostado eu gostei de ler a história, linda mesmo. Bjs.
Olá!
Esse livro está na minha listinha de próximas leituras...
Eu adoro a forma como o Pedro Bandeira escreve, por enquanto apenas li dois livros dele "A droga da obediência" e "A droga do amor", eu adoro as aventuras dos Karas!
Beijos
Thalía
LivroMania =D
Marciaaaaaa! Amo esse livro, o Pedro foi minha maior influência literária.
Fiquei doida para saber o que você vai achar do meu livro, que segue essa linha infanto-juvenil.
Adorei a resenha. Arrasou!
Bjuu
Curiosa fiquei eu malvada! Que bom que gostou, eu particularmente adoro os livro do Pedro. Obrigada pela comentário. Bjs
Não li ainda, porém Márcia, sua resenha traz lágrimas aos olhos e nos instiga a lei Pedro Bandeira.
cheirinhos
Rudy
Não sabia do Pedro Bandeira, vou dar uma espiada em seus livros com certeza.
"Foi um duro golpe ver seu “sonho” dançar com sua melhor amiga. "
Isso é triste mas sempre acontece, na vida de uma adolescente :S
Ahhh eu vou ter de ler esse livro, já pra minha lista!
Beijos
BabihGois
http://babihgois.blogspot.com
Que livro lindooo!!! *-* Estou coica para lê-lo...
Caramba! Esse livro é muito bonito, cara. É de uma sensibilidade incrível. Faz um tempo que li "A marca de uma lágrima", aliás, foi o primeiro livro que li de Pedro Bandeira, e é simplesmente encantador, né?
A gente devora as páginas, se encanta cada vez mais por Isabel, por seu lado sensível, seu lado poetisa.
Eu adorei esse livro. Isabel sempre foi linda, pena que não sabia disso no início.
Postar um comentário