Sinopse - Feliz aniversário, querida estranha - Tatiana Busto Garcia
Numa segunda-feira de extremo calor, em que todos esqueceram de seu aniversário, nada poderia ser mais tedioso para Sara que comparecer a uma sessão de terapia. Mas as coisas tomam rumo diferente quando ela testemunha um assalto e é trancada com outro refém, um jornalista bem mais velho que ela, no depósito de um edifício comercial. Confinada num espaço minúsculo com um desconhecido, é que Sara, ironicamente, enfrentará de verdade seus piores medos pela primeira vez. E aí, então, tudo vira de cabeça para baixo.
Recebi o livro da Sá Editora: http://www.saeditora.com.br/
A primeira coisa que chamou minha atenção, foi o titulo e depois a sinopse. Já tinha lido algumas resenhas e fiquei super curiosa, com muitas expectativas, e tenho de reconhecer que elas foram superadas.
Não me identifiquei com Sara, mas sim com Francisco. Bom, mas vamos à resenha para vocês entenderem melhor.
RESENHA:O livro conta a história de Sara e Francisco.
Sara: É uma adolescente, rebelde, cínica e revoltada com a vida. Fala tudo o que pensa, para quem quiser, ou não ouvir, sem medir palavras e muito menos as consequências. Sentia-se a pior criatura da face da terra, não tem muitos amigos, acha que sua mãe é relapsa com ela. No dia que completaria 17 anos, vai até uma clinica psiquiátrica, ideia de sua mãe que a obriga frequentar psicanálise por achar que tem algum tipo de patologia. Sara esperava neste dia, receber algumas mensagens por seu aniversário e vive checando seus torpedos para ver se alguém lembrou da data, amigos, ou a própria mãe, mas não há nada, nenhum recadinho.Era um dia considerado como o pior de sua vida e nada poderia piorá-lo.
Mas ai...o inesperado acontece.
Um bando de marginais invadem o prédio. Roubam seu Ipod e a tranca em uma sala com um estranho.
Francisco: É um Jornalista de 40 anos, não é um homem realizado profissionalmente e nem pessoalmente. No inicio, a conversa é rápida, os diálogos curtos e as respostas de Sara grossas. Sara é esquentadinha e não se deixa intimidar, na verdade ela que o deixa meio desnorteado com sua ironia e sarcasmo. Nesta intimidade forçada, eles se pegam contando passagens de suas vidas. Paralelamente, acompanhamos os loucos pensamentos de Sara. Inúmeras vezes me peguei rindo e às vezes gargalhando. Há na narrativa trechos de musicas e possíveis titulos para um livro que ela estava escrevendo. Livro esse que tinha três capítulos lidos para Francisco.
Conforme o tempo passa eles são forçados a olhar para dentro de si mesmos e ver onde, ou o que está errado, assim surgem os questionamentos.
Não tenho como fazer uma resenha sem spoler. O que posso falar é que: Na narrativa de Francisco, quando fala do pai, se lembra das palavras de sua mãe sobre o desapegar das coisas velhas- doar tudo o que era dele após seu falecimento - eu me vi na mesma situação. Passei por um momento muito parecido e isso me trouxe lágrimas e uma dor profunda.
Ele fala de seus sonhos, aqueles que a maioria idealiza, mas por falta de oportunidade, ou comodismo mesmo, deixamos sobre a estante pegando poeira. E o pior, colocamos bem no alto onde nunca tocamos ou olhamos. Francisco faz Sara questionar suas certezas, em contra partida, Sara faz Francisco repensar sua vida.
Não sei se vocês já ouviram um velho, mas sábio ditado: Há pessoas que passam por nossas vidas e deixam um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Não importa o tempo que a pessoa fica, algumas são realmente especiais, são capazes de transformar sua vida, com palavras, experiência de vida, nos faz acreditar que tudo acontece por uma razão e entender que se tivermos uma segunda chance, temos de ariscar e agarrar com as duas mãos. Assim passamos a ver nossa própria história de outro ponto de vista.
O livro, Feliz aniversario querida estranha, transmite exatamente isso. Eu particularmente li essa mensagem.
É uma estória diferente, mas real...muito real em sentimentos e questionamentos.De repente não somos o que imaginamos e nada é o que parece ser.
Amei a estória. No final fui capaz de sentir o mesmo que Sara, sem tirar e nem por. Maravilhoso. Leitura Recomendadissíma.
É mais um que vai para minha listinha de favoritos.
Espero com ansiedade que a escritora Tatiana Busto Garcia escreva a continuação.
FELIZ ANIVERSÁRIO, QUERIDA ESTRANHA, de Tatiana Busto Garcia. O Lançamento será na Livraria Cultura/Paulista/Loja de Artes, a partir das 18:30.
Não vai poder ir? Que tal tentar ganhar o livro e melhor autografado!
Ficaram curiosos? Está rolando uma super promoção no Twitter.
Você pode ganhar um exemplar autografado pela autora, ao vivo!
Basta seguir o nosso perfil no twitter @saeditora e retuitar a seguinte frase:
Vou buscar o meu livro FELIZ ANIVERSÁRIO, QUERIDA ESTRANHA no dia do lançamento, 17/11, na Livraria Cultura http://kingo.to/SYv
Para concorrer é necessário mencionar o link http://kingo.to/SYv
O resultado do sorteio será divulgado até às 16h, no dia 17/11, pelo Twitter, e o ganhador será comunicado por DM. Se morar em São Paulo, poderá retirar o livro no evento e pegar autógrafo do autor. Caso não tenha disponibilidade para ir, a Editora enviará o livro autografado pelos Correios.
Promoção Sá Editora!
Para quem for participar BOA SORTE!
Gostaram? Deixem seus comentários!
Beijos.
10 comentários:
Parabéns, que linda resenha... deixou todos aqui na editora emocionados... sua leitura foi capaz de enxergar o invisível e esse é o poder mágico da literatura
Equipe da Sá Editora
MEU DEUS EU QUERO ESSE LIVRO! Sua resenha está ótima, realmente me fez querer ler esse livro, saber mais da história dos dois, saber como termina...
Muito legal essa promoção, como moro em Pernambuco não poderia ir a São Paulo pegar o autografo, ficaria muito feliz em recebe-lo por correios.
Nossa ,ótima a resenha.Não estava muito interessada no livro ,mas depois que li a resenha onde vc fala de questionar onde está o errado ,fiquei super interessada.
esse livro parece ser sensacional, do tipo que nos faz refletir sobre questões importantes da nossa vida! Excelente resenha! e assim como você disse, ele está na minha listinha básica! parabéns!
Nossa,
A resenha ficou ótima, eu sempre acho interessante a questão do diálogo entre gerações diferentes, seja lá pelo que for.
Quero mt o livro.
Bjok
Eu bem que gostaria de ir no lançamento, mas pelo horário não vai dar. Sucesso! Bjs, Rose.
Resenha incrivel, Márcia, me desejou muito interesse pelo livro agora. Eu não o conhecia ainda e pena que só vi a promo hj, ela acabou ontem, queria muito ter participado.
Sucesso ao autor!
Nossa, o livro é muito bom mesmo, quero muito ler ele, parece que a menina aprende um aliçãod e verdade.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
oi, gente,
esse livro vai virar filme, com o título de "Parabéns, Garota!"
vejam:
https://www.instagram.com/lab.cine/
Postar um comentário