A leitura frequente, mais do que um hábito prazeroso, é uma aliada da formação escolar, porque desenvolve na criança a capacidade de compreensão e interpretação de texto, além de ampliar o vocabulário. Para alimentar essa prática desde a infância, pais e mães devem procurar as obras adequadas à faixa etária e ao nível leitor de seus filhos e, sempre que possível, dar o exemplo. Foi pensando nisso que a Editora Vida & Consciência lança a campanha Aprendendo juntos: uma oportunidade para estimular a leitura das duas gerações.
A partir de 13 de janeiro, a compra de qualquer livro adulto na loja virtual da Editora Vida & Consciência dá direito a um desconto de 40% sobre o catálogo de livros infantis e infantojuvenis. A promoção, que vai até 3 de fevereiro, é válida para todos os livros disponíveis no site da editora (exceto os pockets, livros em formato de bolso), incluindo os mais recentes lançamentos e best-sellers de autores como Zibia Gasparetto, Marcelo Cezar, Mônica de Castro e muitos outros. São mais de 150 títulos que abrangem desde romances e crônicas espiritualistas, até obras voltadas ao desenvolvimento pessoal, metafísica moderna, fatos e estudos.
Para crianças de zero a seis anos, há inúmeros livros que estimulam o pensamento e a criatividade; divertem e, ao mesmo tempo, exercem a função de orientar vivências, sensibilizando a consciência e explorando livremente o mundo imaginário. Uma sugestão é coleção Contando e Cantando – cantigas de roda, com títulos inspirados em cantigas da cultura oral brasileira. São dez livros acompanhados de CD, como A barata diz que tem, O cravo e a rosa, Ciranda, cirandinha e A Dona Aranha, que propõem uma interação da leitura com a percepção auditiva, atingindo o público infantil que ainda não sabe ler, pois o áudio permite o acesso à narrativa e ao universo imaginário propostos nas obras. Os autores são Helen Palácio e Mário Lúcio de Freitas.
Para crianças acima de sete anos, combinar esportes e literatura pode ser um bom caminho. A Coleção Feras Futebol Clube utiliza as peripécias de um grupo de amigos que adora futebol como pano de fundo para discutir questões como amizade, aceitação e superação. O autor é o alemão Joachim Masannek, que se inspirou em seus filhos para criar as aventuras da série. Nove livros já estão publicados no Brasil: Léo, o driblador; Félix, o furacão; Vanessa, a destemida; Júlio, a muralha; Dênis, a locomotiva; Raban, o herói; Max, o chute certo; Fabi, o ponta-direita; e Zezinho, a sétima cavalaria.Há ainda várias outras obras especialmente preparadas para o pré-adolescente e adolescente, de faixa etária entre sete a dezesseis anos. Permeadas por personagens e aventuras, ensinam valores e orientam pais e educadores com temas que abrangem ética, amizade, respeito, autoestima e muitos outros.
Confira as sugestões no site: www.vidaeconsciencia.com.br
3 comentários:
Acho super importante o estímulo à leitura. Apoio muito. Minha paixão por leitura veio pelo incentivo do meu pai.
Quando eu era pequeno ele sempre dizia que tinha que ir pra escola aprender, a obedecer os professores e ele sempre me ajudava nas atividades, e claro, ele sempre contava histórias, não aqueles de aventuras de super heróis, mas as dele, as da infência dele, e gostava muito.
E quando li minha primeira palavra na primeira série, que foi ABACAXi, desde aquele dia nunca mais conseguir parar.
Apoio muito a capanha!
Vamos todos ler!
que idéia sensacional! Meu gosto pela leitura foi estimulado pelos meus pais, desde pequena, mesmo antes de aprender a ler, meu pai já comprava coleções que eram vendidas pela Ediouro. Tenho coleções de Origenes Lessa e outras coleções! Adorei!
Excelente ideia e iniciativa da Editora Vida & Consciência .Minha mãe sempre me incentivou a ler e acho que o apoio dos pais é fundamental na vida escolar dos filhos para se obter um desempenho satisfatório.Muito legal também uma interação da leitura com a percepção auditiva,já que assim os pequenos ficam curiosos para aprenderem a ler.
Fabianne
Postar um comentário