Sorridente e feliz, um menino passeia no jardim enquanto observa todas aquelas lindas flores. Um dia colhe uma e leva para o seu quarto em um copo, pois queria ficar olhando para ela. Quando seu pai chega em casa, diz que filho dele não passa o tempo catando flor para enfeitar o quarto e a joga no lixo. O menino nunca mais toca em uma flor. O livro O menino e a flor, de Célia Cris Silva, lançado pela Editora Vida & Consciência, mostra como meninos também podem ser sensíveis sem perder a masculinidade e que a beleza da natureza, da arte e da música é para todos, não só para meninas.
Com ilustrações de Daniel Cabral cheias de detalhes e ricas em cores, o livro conta em versos a história do menino que era repreendido pelo pai, pois não deveria dançar, nem pintar, muito menos colher flores, afinal isso não era coisa de homem. Indicado para crianças que estão começando a ler, a obra traz à tona o debate sobre a dificuldade dos pais em aceitar a peculiaridade de cada filho e sobre o preconceito social que impõe padrões rígidos do que é certo e errado para cada gênero, impedindo o pleno desenvolvimento de cada ser. Por isso, a autora dedica a obra “para todos os meninos que tiveram de engolir o choro e se fazer fortes, mesmo sendo frágeis”.
A história, contudo, mostra que a superação é possível. Quando o menino cresce, ele conhece uma menina que canta, faz arte e sorri o tempo todo e, então, tudo muda em sua vida. Um dia sentado no sofá, já adulto, ele ganha uma flor de seu filhinho: as memórias explodem, ele abre os braços e o abraça bem forte. Ele se vê livre para dançar, pintar e colher flores, sem medo de ser feliz.
Sobre a autora - Célia Cris Silva nasceu em Santos, litoral paulista, nos anos 1960. Quando era bem pequena e descobriu que ninguém era igual, que as pessoas tinham gostos diferentes e pensavam de formar diferentes, Célia ficou espantada. Ela não entendia, por exemplo, por que algumas pessoas não aceitavam que meninos podem gostar de flores, e também de dançar, de pintar e de cantar. É também autora de Recado da chuva, livro infantil publicado pela Editora Vida & Consciência.
Sobre o ilustrador – Daniel Cabral é natural de Ribeirão Preto e hoje mora em Curitiba. Trabalha como ilustrador há 14 anos e já com vários livros infantis. Para ele ilustrar uma história é como partir para uma aventura com amigos.
Título: O menino e a flor
Autora: Célia Cris Silva
Ilustrador: Daniel Cabral
Número de páginas: 32
Formato: 19 x 21 cm
Preço: R$ 31,00
ISBN: 978-85-7722-160-8
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Vida & Consciência estão disponíveis emwww.vidaeconsciencia.com.br
1 comentários:
Oi!!
Acabei de conhecer seu blog! Gostei bastante!! Estou te seguindo!
Adoro livros infantis que ajudem a formar nas crianças essa ideia de diversidade, de diferenças.
Esse é o tipo de livro que vou ler para meus filhos assim que os tiver!!
=D
Depois me visita!
http://umpoucomaisdelivros.blogspot.com.br/
Postar um comentário