Se nunca publicou um livro e quer saber como funciona o mundo da edição para estreantes leia este artigo.
Você escreveu um livro e agora quer editá-lo?
Parabéns! O seu livro é bom e merece ser editado, ou pelo menos é isso que você pensa, e tem todo o direito a pensar assim. Afinal se dedicou a ele, passou horas a fio sobre seu PC, Varou as madrugadas relendo corrigindo. E por fim o vê agora ali ,em sua frente prontinho. Sua obra! Mas e agora?
Vou então explicar como fazer com que o seu livro seja editado, ou não. Porque a realidade é dura!
Tem algumas alternativas para publicar o seu livro.
Procurar uma editora é uma delas.
A editora pega seu livro e não só o publica como distribui e promove, tendo todas as despesas por conta dela.
A editora pega seu livro e não só o publica como distribui e promove, tendo todas as despesas por conta dela.
Quanto a você é só ajudar na promoção e esperar até se tornar uma autora rica e famosa!
Não se iluda! Vamos fazer uma conta rápida? Se seu livro FOR editado você vai ganhar 10% essa é a media do preço da capa, ou seja, se o livro custa R$ 30,00 seu ganho é de R$3,00 por livro. Tem de vender muito!
Escrever é uma arte se você escrever pra enriquecer desiste antes mesmo de começar. Sempre achei e ainda acho que ganhar dinheiro com seu livro é uma consequência e não o fator principal. Isso é uma opinião pessoal.
Voltando ao que realmente interessa.
Se está mesmo convencido do valor, do conteúdo de sua obra deve enviar o manuscrito as editoras para que elas possam avaliar.
(O manuscrito é o seu original! Certifique-se de que guarda uma cópia do seu manuscrito em local seguro e nunca envie o original para as editoras.)
Tem de fazer o seu trabalho de casa primeiro:
Evite mandar seu original com erros, procure manda-lo corrigido. REGISTRE SEU ORIGINAL NA Biblioteca NACIONAL Depois prepare uma lista das editoras que publicam o mesmo gênero . Fique atento procure os métodos de avaliação de manuscritos de cada uma .Algumas querem apenas uma sinopse, outras querem o manuscrito completo enviado via correio poucas aceitam via correio eletrônico.
Cumpra rigorosamente as regras de cada editora, se não quer que o seu manuscrito vá direto para a lata de lixo!
Realidade: Se deixar de cumprir qualquer uma das exigências eles nem abre seu arquivo.
Tudo certo, você cumpriu tudo direitinho? Envie!
Depois de enviar o manuscrito, aguarde.
E continue a aguardar.
A editora também deve ter informado dos seus prazos habituais de avaliação e do seu procedimento de resposta. Algumas editoras respondem num mês, outras respondem em seis meses, outras em oito meses há algumas que tem tantos manuscritos para ler que demoram mais de 1 ano e tem as que só respondem se a resposta for positiva!
Em relação a manuscritos rejeitados, algumas editoras devolvem mas a maioria simplesmente destrói ( sinceramente, isso que doi! Dá trabalho imprimir encadernar enviar, tirando o dinheiro que é jogado fora). Se a editora não explicou como é, pergunte, de preferência por email – A maioria respondem a ESSE tipo de pergunta.
Mas não pergunte se já tem resposta para seu original
Relembrando há tantos originais por aí que o que uma editora menos precisa é ser cobrada por uma resposta.
O duro golpe : Prepare-se para ser rejeitado (a).
E para ser rejeitado(a) outra vez e outra vez.
O problema é que a sua probabilidade de ser publicada por uma editora é baixíssima, de 1 em 1000. Ou seja, as editoras tendem a editar apenas 1 em cada 1000 títulos que lhe são apresentados.
É cruel eu sei sou escritora e já vivi isso.
Com tanta rejeição previsível, só você sabe o que é ouvir , ou melhor, ler um NÃO.
J. K. Rowling foi rejeitada quase 20 vezes antes que alguém aceitasse publicar o seu Harry Potter! Olha isso 20 vezes imagina as editoras que a rejeitaram se mordendo de ódio kkkkk ( Não pude perder a deixa)
Se chegar à conclusão de que não há editora que de valor em seu manuscrito, pode concluir a vontade que o mundo é injusto e ninguém vê o conteúdo de sua obra!. E até pode ser verdade. Fernando Pessoa ainda conseguiu publicar um livro em vida. Mas foi só porque ganhou um prêmio literário.
Uma dica valiosíssima! Concorra a prêmios literários.Todos que conseguir. Quanto mais melhor.
Mas ainda tem algumas alternativas antes de decidir guardar o manuscrito na gaveta.
Edição do autor
Procure alguém que a ajude a editar o seu livro, mas a despesas são suas.
Procure alguém que a ajude a editar o seu livro, mas a despesas são suas.
Na sua forma mais simples, pode dirigir-se a uma empresa gráfica que possua uma seção depré-press, e ela encarregar-se de paginar o livro, imprimi-lo e entregá-lo a você. O livro sairá sem editora, daí chamar-se edição de autor.
Depois, como vai encontrar leitores para o seu livro? É outro problema! As distribuidoras de livros quase nunca aceitam distribuir edições de autor, por você estará sozinho as livrarias, que na maior parte dos casos não querem saber do seu livro, porque no dia em que for haverá outras tantas novidades a competir com o seu por espaço limitado.
Ou pode procurar uma editora que te lança no mercado mas você continua a pagar para editar. Quem tem grana pra fazer faça mas quem não tem como a maioria tem de esperar e rezar para ser aceito.
Se escolher a via da edição de autor, pense antes em oferecê-los a familiares e aos amigos. Olha o exemplo abaixo.
O livro Eragon começou por ser uma edição própria que os pais do autor (que só tinha 15 anos) promoveram ativamente até conseguirem chamar a atenção de uma grande editora.
Se não quer ou não pode gastar dinheiro numa edição em impresso por SUA CONTA, ainda tem uma terceira alternativa, antes da derradeira alternativa – a gaveta…
Edição de autor em e-book e impressos por sites gratuitos na net.
Editar em formato eletrônico poupa o custo da impressão, do papel e do armazenamento dos livros. É tão barato que você não tem nada a perder!
Prepare o seu livro em formato PDF, ou, se quiser, apenas os primeiros capítulos. Há vários sites que disponibiliza isso o Bookess é um deles. Disponibiliza em PDF e em impresso.
Faça um blog para divulgar o livro e use também o Facebook, o Twitter, o YouTube e os fóruns especializados.
Quem sabe? Pode ser que o seu livro se torne notado e alguma editora se interesse. Desanimador eu sei mas é a realidade!
Há exemplos maravilhosos, muitos escritores famosos que iniciaram as suas carreiras auto-publicando seus livros são eles: Margaret Atwood, L. Frank Baum, William Blake, Ken Blanchard, Robert Bly, Elizabeth Barrett Browning, Lord Byron, Willa Cather, Pat Conroy, Stephen Crane, E. E. Cummings, W.E.B. DuBois, Alexander Dumas, T.S. Eliot, Lawrence Ferlinghetti, Benjamin Franklin, Zane Grey, Thomas Hardy, E. Lynn Harris, Nathaniel Hawthorne, Ernest Hemingway, Robinson Jeffers, Spencer Johnson, Stephen King, Rudyard Kipling, Louis L'Amour, D.H. Lawrence, Rod McKuen, Marlo Morgan, John Muir, Anais Nin, Thomas Paine, Tom Peters, Edgar Allen Poe, Alexander Pope, Beatrix Potter, Ezra Pound, Marcel Proust, Irma Rombauer, Carl Sandburg, Robert Service, George Bernard Shaw, Percy Bysshe Shelley, Upton Sinclair, Gertrude Stein, William Strunk, Alfred Lord Tennyson, Henry David Thoreau, Leo Tolstoi, Mark Twain, Walt Whitman e Virginia Woolf.
Quem sabe vc não se torne um também. O que vale é você acreditar em seu livro, acreditar em você. Correr atrás sem desistir nunca! O que não pode ser bom para uma editora é simplesmente maravilhoso a outra olha os exemplos acima. Eu não vou desistir nunca! Que se passe 10 anos ainda estarei na luta. Espero que cada um de vocês pense do mesma forma.
Por ultimo e não menos importante: Muito cuidado antes de anunciar que determinada editora aceitou seu original tenha em mãos o CONTRATO ASSINADO! ( Experiência própria ).
Espero que tenham gostado do post, sei que parece muito cruel, e se for analisar criticamente não só é cruel como verdadeiro.
As informações reunidas foram tiradas da net, de vários sites e bogs entre eles da própria Bookess.
Bjokasss
Deixe seus comentários.
7 comentários:
Nossa, escrever, editar e vender um livro merece ser uma novela...Como é complicado, nao imaginava que fosse tanto.
Mas bem como vc disse, ate a KJ Rowling foi rejeitada. O jeito é acreditar mesmo e seguir em frente, o que é para ser será.
Muito bom o post, pois nos coloca por dentro da realidade e faz perceber o quanto pessoas como tu lutaram para ter seu livro publicado. Parabens a todos esses guerreiros!!!
Essa é a parte do decidir "vou ser escritor" que muitos não enxergam... É muito difícil achar uma editora que aceite seu original, você mesma deu os exemplos aí, né?
É bom mostrar esse lado dos escritores. Porque requer um esforço titânico se levantar e seguir em frente depois de ouvir tanto "não".
Sorte a dos que não precisam procurar por muito tempo, mas nem todos são assim, né?
Então, um texto muito legal Marcinha! Segredos que ferem vai ser publicado! É isso aí!
Beijão!
Sempre, em uma época da vida, pessoas que escrevem bem e recebem muitos elogios e etc (eu) têm essa ilusão de que vão publicar um livro e ficarão ricas e nunca mais precisarão trabalhar na vida. haha!
No fundo eu sempre soube que isso era ilusão, mas me dei realmente conta dessa realidade agora que estou na faculdade. Não que eu tenha desistido de um dia ter uma obra publicada, mas sei que escritor rala tão ou MAIS do que qualquer outro profissional não importa o quão talentoso ele seja. E eu ainda tenho que ralar MUUUUITO pra melhorar minha escrita!
ADOREI o post! Muito bom e informativo, até salvei nos meus favoritos!!!
Obrigada! =)
Márcia!
Este post é vaiosíssimo, pois muitas pessoas pensam que escrever é apenas 'tirar' da cabeça e colocar no papel e tem todo um processo que deve ser seguido e como é trabalhoso, não é verdade?
O importante é não desistir.
cheirinhos
Rudy
Nossa, que dicas maravilhosas! Eu escrevo desde os 11 anos de idade, mas nunca vi um livro meio que devesse ser publicado, quero ter algo que eu mesmo sinta vontade de ler e que ache bom, mas não veio nada ainda :S
Essas dicas realmete irão me ajudar bastante! Estou fazendo uma série e a principio estou tentando faze-la apenas por diversão, mas sei que ela pode render alguns fãs por ser muito boa... Parabéns pelo post!
Postar um comentário