Quem sou eu

Quem sou eu
Em primeiro lugar uma pessoa grata a Deus por cada dia a mais que Ele me dá neste mundo de loucos ( sou uma deles )Depois mulher e mãe. Sempre fui apaixonada por livros e os meus são só a extensão desta paixão. Se escrevo bem, se consigo emocionar, vocês que vão dizer.

Primeiro Capítulo

Por dentro das Notícias

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

SQF: Entre os melhores!

Arquivos

Seguidores

Marcadores

#CircuitoNovoConceito (5) Adote um autor nacional (1) Aniversario (1) Bem-vinda ao blog (2) Bem-vindos ao blog (1) Beta Reader (1) bookaholic (1) Caixinha de Correio. (3) Capa (1) Capas (1) Colaborador (2) Comunicado (1) DECLARAÇÃO (1) Dia dos namorados (1) Divulgação (48) e Sextante (1) Editora Arqueiro (42) Editora Arqueiro Sextante (1) Editora Arqueiro Sextante Saída de Emergência. (1) Editora Baraúna (5) Editora Belas Letras (6) Editora BUTTERFLY (5) Editora Dimensão (2) Editora Dracaena (24) Editora ebookar (1) Editora Harlequin (18) Editora iD (2) Editora Intrínseca (2) Editora Kalunga (1) Editora Leya (2) Editora Novo Conceito (47) Editora Novo Século (18) Editora Petit (19) Editora Saída De Emergência. (3) Editora sextante (6) Editora Suma das Letras (2) Editora Universo dos livros (15) Editora Verus (1) Editora Vida Consciência (47) Editoras (12) Editoras Novo Conceito. (20) Editoras Novo Século (6) Entrevistas (3) Eu leio Brasil (1) Eu Leio seu Livro (1) Feliz Natal (1) Folclore (1) Grupo Record (2) Homenagem (9) Memes e Selinhos (9) Meu livro (9) Natal (2) Parceria (5) Páscoa (2) Poemas Machado de Assis (1) Pratique essa Ideia. (1) Promoção (42) Promocao 3 em 1 (4) Promoção de Aniversario. (3) Promoção de Aniversario.III (1) Promocão Foi assim que te amei (1) Promocões (5) Resenha Pedro Bandeira (1) Resenhas (74) Resultado de Promos (45) Séries on line (1) Sesc Pinheiros (2) Só para mulheres (1) Top comentarista (2) Top cometarista (11) TPM (1) Um sonho a mais (3) Verus Editora (1)

Blogs Parceiros

Estou lendo

Já li!

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

31 de Outubro dia do Saci Pereré.

Foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci(comemorado também em 31 de outubro).
Tenho certeza que a maioria das pessoas não sabiam deste fato.
O Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado por nós.Eu  procuro divulgar a literatura nacional, tentando e torcendo para que tenha mais espaços entre as estrangeiras que lotam o mercado editorial e não vemos, ou no minimo, não percebemos que cultuamos coisas que não nos diz nada. Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.Não está em nossa cultura em nossas raízes o Halloween, mas temos um folclore riquíssimo que temos de divulgar!

O Saci é um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos. Sobre este último caractere é de notar-se que já na mitologia romana registrava Petrônio, no Satiricon, que o píleo conferia poderes ao íncubo e com recompensas a quem o capturasse.
Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios - bastante agudos e impossíveis de serem localizados. Assim é que faz tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; faz as cozinheiras queimarem as comidas; ou aos viajantes se perderem nas estradas.
O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII ou começo do XIX.

A função desta "divindade" era o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, beberagens e outros medicamentos feitos a partir de plantas.
Como suas qualidades eram as da farmacopéia, também era atribuído a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.
O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato, que realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal O Estado de São Paulo. Com o título de "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê", Lobato colheu respostas dos leitores do jornal que narravam as versões do mito, no ano de 1917. O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra O Saci-Pererê: resultado de um inquérito, primeiro livro do escritor.
Mais tarde, em 1921, o autor voltaria a recorrer ao personagem, no livro O Saci, seu segundo trabalho dedicado à literatura infantil.
Tomara que as pessoas comecem a fazer post sobre o dia 31 de outubro como o dia do Saci Pereré e não como o dia do Halloween, afinal, somos BRASILEIROS e nossa cultura clama por um pouquinho mais de atenção. 

5 comentários:

Douglas Dias Brandão disse...

Eu já sabia que no dia 31 um de outubro não era apenas comemorado o Hallowen e que também era festejado o dia do Saci, soube disso num trabalho da minhaa escola no ano passado de folclore e soube do fato.
O folclore brasileiro é muito bom, adoro todas as lendas, e a que mais gosto é a do lobisomem, fiz até esses dias um poema intulado Maldição inspirado na lenda do lobisomem, fiz o poema pra concorrer no concurso de poemas da cidade vizinha, pena que não fiquei ente os 3 colocados como ano passado.
Bem é isso, adorei o post!

Anônimo disse...

Isso eu não sabia , sabia que era comemorado o hallowen , nos estados unidos ! Realmente é bem interessante , vou contar pras minhas colegas elas adoram um bom motivo pra festejar! Valeu Marcia quem sabe a gente não se veste de saci! :)

Apaixonada por Romances disse...

Eu sabia apenas que comemorado o Hallowen nos Estados Unidos,nunca me liguei em folclore brasileiro.

Beijos
Luciana
Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances

Poliana Araújo disse...

Realmente eu não sabia, mais muito obrigada pela informação...
Acho a história do Saci muito boa.
bjs*-*
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

Claudia disse...

Eu não sabia sobre isso apesar de não curtir o Hallowen seja onde for eu gostei de saber do dia do Saci e já comentei com todos os que conheço sobre isso. Quem sabe um dia todo povo brasileiro passe a celebrar mais os nossos folclores!!
Obrigado pela informação.
Bjus
Claudia

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
2009 Template Bucólico|Templates e Acessórios