Autor: Mário Goulart, nasceu em Uruguaiana RS, em julho de 1951. Desde 1966 reside em Porto Alegre, onde trabalha como jornalista e escritor. Publicou pela Dimensão Pê da Vida e Tio Herói. Este último foi vencedor do Concurso Literário 30 anos da FNLIJ, recebeu o selo Altamente Recomendável, também da FNLIJ, e o prêmio Jabuti na categoria: Autor Revelação.
Parecer: Logo no começo da história eu soube o porquê dele ter sido classificado como altamente recomendável. São exatamente 93 paginas que levam qualquer um de volta à infância.
A narrativa é muito intima( isso mesmo) parece que o autor está sentado ao nosso lado, se fecharmos os olhos conseguimos ver os personagens desfilarem em nossa frente. Adorei conhecer cada um dos personagens, são eles:
Tio Plácido, Doga, Huba, Betinha, mãe e pai. Ler a história de Huba e sua família é voltar no tempo ( aquele já esquecido) é reviver passagens da infância as mais simples, mas que com sua narrativa tornam-se as mais belas.
Os capítulos ou sumários são separados o primeiro é: O MOSTRO depois A FAMILIA, A MOSCA, OS SONHOS, IDEIAS, O OUTRO POR DENTRO são muitos só lendo para entender TIO HERÓI.
Terminei a leitura com pesar, queria mais. As brinacadeiras descritas ( tipo fazer da escova de dentes do pai de aviãozinho) as atividades e dias na escola são onde o autor faz as coisas acontecerem… Super Recomendado! Parabéns ao autor Mário Goulart.
Mais um autor Nacional de peso.
O livro foi editado pela DIMENSÃO. http://editoradimensao.com.br/novosite/index.php
Ilustração de ROBSON ARAUJO.
Quer ganhar o exemplar? Isso é bem simples. Só deixe um comentário sobre a resenha, mas sem essa de: AH legal! Não! Tem de comentar o que achou de verdade. Quando os comentarios atigirem 15 sorteio o exemplar.
Bjkas
.
16 comentários:
Hum..vc foi muito economica nessa resenha rs., mas pelo que pude captar tudo que nos remete a nossa infância eu simplesmente ADORO, automaticamente já revivi algumas brincadeiras da minha rs.
Bjs.
Já fiquei interessado pelo livro, vou ler sim, com tantas recomendações deve ser ótimo. Gosto de resenhas curtas e diretas, isso desperta minha curiosidade ainda mais. Abraço.
É verdade, hoje você foi econômica nas palavras (rs), mas também foi concisa e despertou minha curiosidade. Gosto muito desse tipo de narrativa, que nos prende até a última página.
Gostei da dica.
Beijos
Nossa muito bom saber que o Mario publicou outro livro, sou gaucha de Santo Angelo e tive o prazer de conhece-lo. Pelo pouco contato que tive percebi uma pessoa incrivel, daquelas que nunca diexam a criança dentro de si morrer. Por esse motivo imagino as peripecias escritas neste livro.
Fiquei muito feliz com essa resenha Marcia, pois o Mario é um grande talento da minha terrinha.
Tio Herói parece realmente nos levar de volta à infância, numa deliciosa nostalgia. E eu lógico, doida pra ler. Ajuda aí, vai!
Ai que lindinho! Ameiiii! Faz tanto tempo que não leio histórias assim que nos faça relembrar a infância! bj
Amo livro assim!
Esses que nos fazem viver cada momento, cada cena e nesse livro, como foi dito, é capaz de revivermos o passado.
Deve ser maravilhoso fazer essa viagem tão nostálgica...
Bons tempos!
Acertou em cheio meu coração... parece doideira , mas sempre imagino o narrador ou a personagem me levando pela mão e me contando a história ..rsrsrs
Se vc terminou a leitura com pesar... é pq realmente o livro é mt bom!!! Gosto disso!
Seg: Rah
ravigilato@yahoo.com.br
Fiquei com vontade de ler..sorteia rapidinho...ter dó de terminar um livro é porque ele prende atenção.
Seguidor- Marquinho
Twitter- @qmarquinho
email-qmarquinho@hotmail.com
Fiquei curiosa com a história, e é tão bom quando os personagens nos cativam dessa forma não é?!
Ótima resenha Márcia, mas poderia ter saciado minha curiosidade contando mais =)
bjus
Sorteio?! \o/
Olá!
Pelo que vi, esse livro livro nos leva de volta ao passado. Ao ler essa reseha me pareceu um pouco com Menino de Engenho, mas espero que seja melhor, pois não gostei muito desse.
Beijos
Thalía
LivroMania =D
Voce só me deixou curiosa Márcia, não contou nadica de nada! Eu adoro livros que me remetem a infância, esse pelo jeito é um desses, claro que se eu tiver a oportunidade quero ler! Bjo!
Tenho muitas recordações de minha infância.
São as melhores coisas para se recordar!
Algumas dessas pessoas já não estão por aqui mas é sempre bom lembrar.
Estou na torcida para ganhar.
Parabéns ao autor.
Sempre é bom voltarmos a infância, mesmo que viajando nas palavras!
Que fofinha a capa do livro, linda a história, adorei a resenha, bate uma saudade enorme de quando eu era criança, sem preocupações e responsabilidades , aiaiai
Beijos
BabihGois
http://babihgois.blogspot.com
Postar um comentário